Várzea (v1.0pt_BR)

Um jogo de André Teruya, Igor Knop, Robert Coelho e Sergio Halaban


Bem amigos e amigas de Fiat Ludens! Em Várzea, os jogadores de um time de futebol amador devem lidar com as investidas do time adversário, as irregularidades do campo, uma vaca e muito tiruliruli e tirulirulá. Em seu turno o time pode dar até 3 petelecos na bola, mas não antes do time adversário movimentar a vaca no campo, pelo amor dos meus filhinhos! 5 vira, 10 acaba. Olho no lance!


COMPONENTES

1 Campinho de Futebol

2 Goleiros

2 Bolas

1 Vaca


PREPARAÇÃO

(Caso você possua um outro jogo da série Fiat Ludens, a parte interna de outra caixa também pode ser usada como gol. Nesse caso o par ou ímpar apenas define que time começa o jogo com a bola.)



TIMES

Os jogadores devem se dividir em dois times da maneira que acharem melhor. Sugerimos sortear dois capitães, uma para cada time, e alternadamente os capitães escolhem um jogador para integrar seu time, até que todos os jogadores sejam escolhidos. 


Caso um time possua mais de um jogador, antes do início da partida os jogadores definem a ordem em que irão jogar. Ao jogar o turno, os jogadores devem alternar os petelecos. Ou seja, nenhum jogador dará dois petelecos seguidos.


JOGANDO UM TURNO

O time do turno tem direito até 3 petelecos na bola.


Antes de cada peteleco, o time adversário pode mover a vaca para um dos outros pontinhos pretos no campo


Chute para o gol

O time deve dar no mínimo um peteleco na bola antes de chutar para o gol. Ou seja, somente após o primeiro peteleco é que o time está autorizado a chutar  para o gol.


Caso o peteleco tenha como objetivo fazer um gol, o time deve anunciar para o adversário que irá chutar para o gol. Após o anúncio e antes do chute, o adversário pode reposicionar o seu goleiro.


Caso o time faça um gol sem anunciar, o gol é anulado e o time adversário recebe a posse de bola, iniciando o próximo turno com um tiro de meta, dando o primeiro peteleco na sua área de gol.


Fim de Turno

O turno se encerra caso: 


Caso a bola saia de campo após bater no goleiro do time adversário, o time da vez recebe um peteleco extra para chutar o escanteio.


Caso a bola saia de campo após um chute para o gol, o time adversário recebe a posse de bola e começa o próximo turno com um tiro de meta, dando o primeiro peteleco na sua área de gol.


Caso o time faça um gol, a bola deve ser posicionada no centro do campo e a posse de bola imediatamente transferida ao time adversário.




PÊNALTI

O Pênalti deverá ser marcado toda vez que:



Para a cobrança de um pênalti a bola é colocada no ponto da área de gol do time que cometeu a infração. O time adversário terá direito a um chute para o gol. Em seguida, caso um gol não seja marcado, o turno prossegue normalmente de acordo com as regras normais.



TÉRMINO DA PARTIDA

Assim que um dos times fizer 5 gols, os campos devem ser trocados entre os times. Os jogadores podem trocar de lugar ou simplesmente girar a folha 180 graus. Essa troca só acontece uma vez na partida.


A partida termina assim que um dos times fizer 10 gols e se consagrar campeão! Haja coração! 



GOSTOU?

Os jogos da Fiat Ludens têm o objetivo de serem um esforço criativo e, algumas vezes, irão contra o que é esperado do chamado mercado. Os jogos sempre serão distribuídos na forma "pague quanto quiser". Você só precisa estar no local e horário que os jogos serão distribuídos.

Nosso objetivo é brincar com as sensações e emoções que o ato de jogar permite. Se conseguimos te afetar e você gostaria de contribuir, você pode fazer um PIX de qualquer valor para a chave 17603460808 (André Teruya).

Independente do valor, nos mande também seu nome e cidade na qual reside pelo e-mail fiatludens@gmail.com. Iremos montar um mapa público com todos os amigos que contribuíram com a experiência e têm um de nosso jogos em casa!