Manifesto Fiat Ludens
Toda caverna abriga a essência da vida, lá onde os primeiros rabiscos rupestres foram feitos e fagulhas de fogo se abriram em direção ao céu. Quanto mais profundo se vai na caverna, maior a singularidade e inocência que são despertadas.
O fogo, sutilmente, faz as paredes disformes ganharem movimento e o silêncio é inundado por sons da nossa própria percepção.
Nessa paisagem escura e de descobertas pelo fogo que o ser humano enfim, fez-se lúdico - Fiat Ludens.
Esse ser lúdico é um ser amorfo, bruto, sem lapidação, mas que abriga toda a forma de pureza e liberdade em sua matéria prima nata.
É na escuridão da caverna que ouvimos os cantos da criatividade, sentimos as nuvens brincalhonas e a imaginação fértil da infância; o pulsar do imprevisível e do próprio tempo. Enfim, tudo é possível em alguma caverna.
Fiat Ludens é um coletivo de pessoas que compreendem a essência lúdica e que são exploradoras dessas sondagens criadoras do universo dos jogos de tabuleiro.
Fiat Ludens é uma série experimental de jogos em pequenas caixas que busca explorar as possibilidades lúdicas no minimalismo de componentes e mecanismos.
Além disso, Fiat Ludens instiga autores a explorar as potências uns dos outros, criando dinâmicas e parcerias que permitam vivenciar diferentes processos criativos e explorar novos olhares para o desenvolvimento de experiências lúdicas.
Fiat Ludens é um convite, uma provocação. Instiga que mentes inventivas e inquietas se encontrem, explorem cavernas e se sentem ao redor de fogueiras para criar jogos e experiências lúdicas significativas.
Essas mentes, reunidas em seu círculo mágico, podem elaborar seus próprios objetivos e reflexões, respondendo a seus anseios, desejos e sonhos. Pois, neste jogo de criar jogos, existem apenas duas regras:
A exploração não deve ser solitária. No mínimo três exploradores devem compor o coletivo que adentrará a escuridão da caverna. Todos devem participar ativamente do processo de criação e todos devem individualmente assinar os jogos criados, mesmo que o coletivo possua um nome.
Cada jogo deve contar com uma tiragem inicial produzida pelo próprio coletivo e por ele vendida ou distribuída. Se comercializada, o valor a ser cobrado por unidade desta tiragem inicial deverá ser o valor que o comprador puder pagar.
Criar e compartilhar.
Ouvir o outro e construir conhecimento.
E quando terminar, começar tudo de novo.
Fiat Ludens.
André Teruya, Igor Knop, Robert Coelho e Sérgio Halaban